Leandro do Prado Ribeiro, entomologista e pesquisador do Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar (Epagri/Cepaf), liderou uma equipe internacional de pesquisadores na identificação de uma nova praga afetando pastagens de grama-bermuda em Santa Catarina. A cigarrinha Metadelphax propinqua, conhecida por causar danos a várias culturas, foi identificada pela primeira vez no Brasil associada a cultivares de grama-bermuda, uma forrageira amplamente utilizada no estado.
O surto da cigarrinha foi inicialmente observado em áreas de produção de feno em Chapecó e outros municípios da região Oeste no período de janeiro e fevereiro de 2023. Leandro Ribeiro relata que, além de danificar as plantas, a praga também apresentou características preocupantes, sendo relatada como vetor de importantes fitopatógenos para a grama-bermuda e outras plantas cultivadas, incluindo o milho.
As análises morfológicas e moleculares foram conduzidas no Laboratório de Entomologia da Epagri/Cepaf, em parceria com pesquisadores do CAV/Udesc e da University of Delaware, nos Estados Unidos. As plantas afetadas exibiram clorose foliar, redução no crescimento e secreção de honeydew, contribuindo para o desenvolvimento de fumagina, um fungo prejudicial às plantas.
O pesquisador alerta para a importância do monitoramento das áreas afetadas, enfatizando a falta de ferramentas de manejo específicas para essa espécie no Brasil. Dada a natureza polífaga da cigarrinha, que se alimenta de diversas plantas, o impacto nos sistemas de produção de forragem em Santa Catarina precisa ser avaliado e gerenciado. A similaridade genética entre as populações identificadas em Santa Catarina e amostras da Argentina também foi destacada, revelando uma característica pantropical da espécie, presente em várias regiões do mundo. O estudo foi recentemente publicado na revista Neotropical Entomology.]
Por ClicRDC
Comments