top of page
  • Foto do escritorDifusora FM

Veículo que carregava material radioativo é furtado em SP

Comissão Nacional de Energia Nuclear divulgou nota alertando população a manter distância e contatar autoridades caso encontre material


A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) divulgou uma nota informando que, na última segunda-feira (1), um veículo que transportava material radioativo foi furtado na cidade de São Paulo. O órgão, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, informou que o crime ocorreu na região de São Mateus, na zona leste da capital paulista.


O caso foi registrado no 49º DP (São Mateus).

No comunicado, a CNEN afirma que o material radioativo furtado com o veículo está acondicionado em embalagens de chumbo que o blindam e evitam qualquer irradiação para o ambiente.


Ainda de acordo com a CNEN, o funcionário de uma empresa, que transportava os produtos, descumpriu normas de segurança, que exigem que os veículos carregados com este tipo de substâncias sejam estacionados em locais monitorados.

O homem teria estacionado o automóvel na rua, nas proximidades de sua casa. No dia seguinte, o carro não estava mais lá.


A comissão acredita que não haja risco à sociedade, por causa do material que constitui a embalagem. Além disso, segundo o órgão governamental, os criminosos visavam o carro e não devem ter qualquer interesse nos produtos que nele se encontravam.


“No entanto, a manipulação inadequada pode vir a causar danos à saúde. Por esse motivo, alertamos a população para, caso encontre o material radioativo, mantenha distância segura e contacte imediatamente a CNEN pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763 e também a Polícia”, completa a nota.


O órgão divulgou imagens das embalagens com o material. O CNEN afirmou ainda que, no momento em que foram furtados, o veículo e o material radioativo encontravam-se sinalizados com o símbolo internacional de radiação ionizante.



21 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page