top of page
  • Foto do escritorDifusora FM

Treinador de Santa Catarina é condenado a 60 anos de prisão por estuprar adolescentes

O técnico de voleibol André Wilson Testa, que atuava em um projeto social coordenado por uma entidade esportiva sem fins lucrativos, foi condenado a 60 anos de prisão por estuprar atletas adolescentes em São José, na Grande Florianópolis.


Segundo a denúncia, Testa manipulava e envolvia os adolescentes em situações alheias às atividades esportivas, com o objetivo de praticar abusos sexuais.  


O município de São José mantinha duas "casas atletas", que abrigava 11 adolescentes masculinos e 5 meninas, que participavam do time de voleibol do projeto. Em 2022, após denúncias contra o treinador por alguns adolescentes do projeto, foi instaurado um inquérito policial para apurar diversos crimes que teriam sido praticados por ele contra os atletas.


Segundo consta nos autos, utilizando a autoridade do cargo de treinador, o réu persuadia os rapazes com brincadeiras íntimas de cunho sexual e fazia convites para passeios com objetivos alheios às atividades esportivas.


Nessas situações, induzia os adolescentes a tomarem bebidas alcóolicas, como forma de deixá-los vulneráveis às investidas. Levava, então, as vítimas para casa ou motel e lá cometia atos libidinosos e estupro. Para permanecer impune, conseguia o silêncio das vítimas com promessas de crescimento na carreira ou ameaças de desligamento do projeto.  


Julgamento


A sentença dada ao técnico é referente a quatro condenações pelo crime de estupro de vulnerável, uma condenação por estupro e uma por constrangimento ilegal. Ele também foi condenado pelo crime de fornecer, servir, ministrar e entregar bebida alcoólica para criança ou adolescente, além de submeter criança ou adolescente sob autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou a constrangimento. Por fim, foi condenado por induzir alguém ao uso indevido de droga. 

Embora possa recorrer da sentença em liberdade, o réu foi condenado a 60 anos de reclusão em regime inicial fechado, além de 3 anos de detenção em regime inicial aberto e 110 dias-multa.

Por Oeste Mais



138 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page