top of page
  • Foto do escritorDifusora FM

Transferência bancária por DOC termina nesta segunda-feira

A partir das 22h desta segunda-feira (15), encerra-se uma era de quatro décadas, com o término do serviço de transferência por Documento de Ordem de Crédito (DOC). Essa modalidade, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, não será mais oferecida pelos bancos, marcando o sucesso do Pix como substituto preferido.


O anúncio do fim do DOC foi feito pelas instituições bancárias no ano passado, e o último dia para agendamentos é 29 de fevereiro, quando os bancos finalizam o processamento dos pagamentos. Além do DOC, a Transferência Especial de Crédito (TEC), utilizada por empresas para benefícios a funcionários, também será descontinuada às 22h de hoje.


A popularidade crescente do Pix, sistema instantâneo do Banco Central, gratuito para pessoas físicas, foi um dos principais motivos para o declínio do DOC e da TEC nos últimos anos. Criado em 1985, o DOC permitia transferências até as 22h, com a quitação no dia útil seguinte ou dois dias úteis após o horário limite.


De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as transações por DOC representaram apenas 0,05% do total de operações bancárias no primeiro semestre de 2023, somando 18,3 milhões de transações. Em comparação, o Pix liderou com 17,6 bilhões de operações, seguido por cheques, TED, boletos e cartões.


A Transferência Eletrônica Disponível (TED), usada principalmente para transferências de grandes valores, continuará disponível. Criada em 2002, a TED permite o envio de recursos entre diferentes instituições até as 17h nos dias úteis, com a transação levando até meia-hora para ser concluída.

Por ClicRDC



121 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page