top of page
  • Foto do escritorDifusora FM

Tempo instável em Santa Catarina pode causar trovoadas nesta quinta; veja a previsão

A quinta-feira (25) deve ser de tempo instável em Santa Catarina. Durante a tarde e a noite, podem ocorrer pancadas de chuva isoladas e até trovoadas. Segundo a previsão da Defesa Civil do Estado, isso ocorre devido ao fluxo de calor e umidade que vem da Amazônia.


Mesmo com a possibilidade de chuva e trovoadas, o risco para ocorrências é baixo a pontualmente moderado, conforme a Defesa Civil. O vento vira de sudeste para nordeste no litoral e predomina de nordeste no restante do Estado, com intensidade fraca.


As temperaturas mínimas, no amanhecer, variam entre os 13°C e os 18°C. À tarde, o calor chega e no Extremo Oeste os termômetros podem marcar até 30°C. Em outras regiões, como na Grande Florianópolis Serrana, no entanto, as máximas não devem passar dos 18°C.


Como ficam as temperaturas em cada região


  • Extremo Oeste: Mínima de 18°C e máxima de 30°C

  • Oeste: Mínima de 16,4°C e máxima de 27,7°C

  • Meio-Oeste: Mínima de 14,7°C e máxima de 24,5°C

  • Planalto Sul: Mínima de 13,1°C e máxima de 19°C

  • Litoral Sul: Mínima de 11,6°C e máxima de 22°C

  • Vale do Itajaí: Mínima de 14,5°C e máxima de 20,8°C

  • Grande Florianópolis Serrana: Mínima de 13,4°C e máxima de 18°C

  • Grande Florianópolis Litorânea: Mínima de 13,7°C e máxima de 20,8°C

  • Planalto Norte: Mínima de 14,9°C e máxima de 21,6°C

  • Litoral Norte: Mínima de 16,5°C e máxima de 22,3°C


Nova frente fria começa a se formar na sexta


Na sexta-feira (26), a instabilidade recua para o Rio Grande do Sul, onde uma nova frente fria começa a se formar. Em Santa Catarina, o dia começa com mais nuvens e condições para chuva nas áreas de divisa com o estado gaúcho, mas esta condição diminui no decorrer da manhã.


O risco é baixo para ocorrências associadas à chuva. O vento varia de nordeste a norte, com intensidade fraca a moderada e com rajadas de 45 a 60 quilômetros por hora no litoral, sobretudo entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul.


No amanhecer, as temperaturas devem ficar entre 12°C e 15°C nos planaltos e Meio-Oeste e entre 16°C e 19°C nas demais regiões. As máximas, à tarde, oscilam em torno dos 30°C no Grande Oeste e no litoral e variam entre 20°C e 25°C nas demais regiões.


No sábado (27) a instabilidade permanece concentrada no Rio Grande do Sul, favorecendo a presença de sol e calor em Santa Catarina. O tempo começa a mudar entre a noite do sábado e a madrugada do domingo (28), com o avanço da frente fria vinda do Rio Grande do Sul, provocando pancadas de chuva e temporais isolados, que se estendem pelo domingo nestas áreas.

Por NSCTotal



5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page