O secretário de Estado de Infraestrutura e deputado estadual licenciado, Jerry Comper (MDB), e o candidato a prefeito de Doutor Pedrinho, Geleade Gadieél Wollert (MDB), recorreram da decisão do juiz eleitoral Ubaldo Ricardo da Silva Neto.
O magistrado aplicou multas de R$ 10 mil a cada um por propaganda eleitoral antecipada.
A denúncia do MPE (Ministério Público Eleitoral) alegou que o secretário e o até então pré-candidato divulgaram um vídeo no Instagram, em 10 de março, com 11,8 mil visualizações, configurando promoção eleitoral fora do prazo permitido pela legislação.
A defesa do secretário sustentou que, em síntese, não há prova mínima. Ainda, a ilegitimidade passiva de Comper, pois não teria participado dos fatos narrados ou pedido voto expresso.
Além disso, a representação do MPE não está acompanhada de provas do ocorrido, e que não houve pedido expresso de voto tanto pelo secretário quanto pelo candidato, situação que não caracteriza propaganda eleitoral antecipada.
Demandas da CGE
O governador Jorginho Mello (PL), o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, e o novo controlador geral do Estado, Pedro Waltrick, se reuniram para discutir o apoio para concretizar as duas principais demandas da CGE (Controladoria-Geral do Estado).
A homologação do concurso público para a carreira de auditor do Estado, realizado em 2023; e a elaboração da Lei Específica, prevista no art. 25 da Lei Complementar 741/2019, que criou a CGE. A norma ditará as atribuições do órgão.
Em nome do pai
Jair Renan Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, usará a força política do pai em Santa Catarina. Ele decidiu deixar de lado o nome Jair Renan, como é conhecido, e terá na urna de votação o mesmo nome do pai.
Sua candidatura para vereador em Balneário Camboriú foi homologada em convenção do PL, segunda-feira (5).
Agradecimento ao CyberGaeco
Na apresentação do relatório de gestão de 2023 do Ministério Público de Santa Catarina na Alesc, nessa quarta-feira (07), o procurador geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, divulgou áudio de agradecimento de um membro do Gaeco da Bahia.
Ele elogiou a intervenção do CyberGaeco de Santa Catarina, que impediu um atentado, por parte de uma adolescente de 15 anos, a uma escola em Feira de Santana (BA), em abril do ano passado. O CyberGaeco se destaca como referência nacional.
Imagem ilustrativa - TRE
Fonte: ND
Comments