• Bruno Ramos

Secretário da agricultura e engenheiro agrônomo de Tigrinhos visitam viveiro em Cunha Porã

No dia 31 de março de 2021, o secretário da Agricultura Miguel Rossa e o Eng. agrônomo Adriano Bialozor visitaram um viveiro de mudas em Cunha Porã com o objetivo de conhecer variedades de mudas de maçã.


O viveiro dispõe de mudas de várias espécies, com oferta de mudas diferenciadas, apresentando enxerto e filtro. O viveiro preza pela qualidade das mudas, sendo os citros enxertados todos em Poncirus trifoliata. As mudas de pêra, maçã e ameixa são vendidas já bem desenvolvidas, frutificando em poucos meses.


No caso das mudas de maçã, objetivo da vista, o viveirista destacou que as mesmas são adaptadas a nossa região e não necessitam de horas de frio. Variedades de maça tradicionais não expressam todo potencial produtivo, pois a macieira necessita em sua dormência de acúmulo de horas de frio para atender as necessidades fisiológicas, resultando assim em desuniformidade de brotação e floração e baixa sincronização de florescimento entre cultivares polinizadoras.


Seria de grande importância fazer pomares experimentais no nosso município para conhecer a adaptabilidade da variedade em nossas condições, ressalva Adriano. Aos interessados em conhecer essas cultivares, devem procurar a secretaria da Agricultura para maiores informações.


1 visualização0 comentário