• Bruno Ramos

SC recebe mais de 118,5 mil medicamentos do ‘kit intubação’

Anúncio foi feito pela governadora em exercício, Daniela Reinehr, nas redes sociais. Os medicamentos foram enviados pelo Ministério da Saúde

Santa Catarina recebeu, neste sábado (17), um novo lote com 118.530 itens dos medicamentos que compõem o “kit intubação”, voltados ao tratamento de pacientes graves da Covid-19.


O anúncio foi feito pela governadora em exercício, Daniela Reinehr, nas redes sociais. Os medicamentos foram enviados pelo Ministério da Saúde.


De acordo com a SES (Secretaria de Estado da Saúde), são sedativos, relaxantes musculares e analgésicos. O Estado recebeu 4300 unidades de Cetamina, 1.290 unidades de Fentanil, 49.600 unidades de Midazolan, 26.840 unidades de Propofol 20 ml e 36.500 Cisatracurio.

Eles serão distribuídos aos hospitais de acordo com a necessidade de cada unidade. O detalhamento de como irá ocorrer a distribuição ainda não foi informado pela SES.


O anúncio do encaminhamento das medicações a Santa Catarina foi dado à secretaria de Estado da saúde, Carmen Zanotto, e a governadora, Daniela Reinehr, em reunião na quinta-feira (15) com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.


“Nossa preocupação com os estoques do kit intubação é constante. Agradecemos ao Ministério da Saúde pelo encaminhamento, certamente irá auxiliar e aliviar o nosso estado”, afirma Zanotto.


Situação crítica

Na última terça-feira (13), o MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) instaurou um procedimento para apurar a falta de medicamentos do “kit intubação” nos hospitais catarinenses. O documento cita a situação do Hospital São José, localizado em Criciúma, no Sul do Estado, e diz que o estoque do remédio usado para a sedação de doentes intubados é crítico e pode acabar nesta quinta-feira (15). Em Itaiópolis, no Norte do Estado, a Secretaria de Saúde divulgou uma nota de apelo na noite de quarta-feira (14) classificando o momento do município como o “estado mais grave” da pandemia.




1 visualização0 comentário