top of page
  • Foto do escritorDifusora FM

SC pode ter casos de “microexplosão atmosférica” com chuva vinda do RS

Santa Catarina pode registrar episódios de “microexplosão atmosférica” nesta quinta-feira (2). O fenômeno também pode ocorrer no Rio Grande do Sul, que registra estragos, mortes e desabrigados por conta das fortes chuvas nos últimos dias. As informações são do g1.


A microexplosão ocorre quando uma corrente de vento muito forte se solta de uma nuvem de tempestade e vai em direção ao solo. Essa movimentação pode provocar estragos no local onde ocorre.


Fatores como grande mudanças na temperatura e na direção dos ventos favorecem a formação de microexplosões. De acordo com o meteorologista Marcelo Schneider, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que conversou com o Jornal Nacional, a cidade de Santa Cruz do Sul (RS) registrou uma microexplosão no último sábado (27).


Nesta quinta-feira, uma frente fria avança para Santa Catarina, o que deve fazer com que a chuva ganhe força no Estado. As áreas de maior atenção são as que fazem divisa com o Rio Grande do Sul, em especial o Oeste, Planalto Sul e Sul do Estado.


A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta na quarta-feira (1°), em que indica risco de moderado a alto para ocorrências relacionadas a alagamentos, enxurradas, destelhamentos à rede elétrica e deslizamentos no território catarinense.


Já no Rio Grande do Sul, chuvas intensas devem continuar nesta quinta-feira, com possibilidade de chover perto dos 200 milímetros, o que pode provocar novas inundações.


Também há previsão de rajadas de até 100 km/h e possibilidade de deslizamentos.


Os temporais dos últimos dias já deixaram 11 mortos, 21 desaparecidos e 11 feridos no Estado. O Governo do Estado decretou estado de calamidade pública por conta da situação.

Por NSCTotal



82 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page