top of page
  • Foto do escritorDifusora FM

SC envia bolsas de sangue para ajudar no atendimento de feridos no RS; saiba como doar

Bolsas de sangue e hemoderivados foram enviadas de Santa Catarina ao Rio Grande do Sul neste sábado (4) para serem usados nas cidades atingidas pelas enchentes no estado gaúcho. Durante o sábado, oito hemocentros de Santa Catarina fizeram expediente extra para doações.


O transporte do material doado para o estado vizinho foi feito pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

— O Samu de Santa Catarina conduziu esse material até Passo Fundo. De lá, esse sangue vai ser distribuído para todas as regiões atingidas pelas cheias. O envio das bolsas será feito de helicóptero para os locais que precisam do sangue — explica o diretor do Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Móvel, Dionísio Medeiros.


Durante a semana, mais bolsas de sangue e hemoderivados continuarão sendo enviados ao estado vizinho. As doações podem ser feitas em nove unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) em Santa Catarina.


Como doar


Para doar de sangue, é necessário agendar um horário em uma das unidades do Hemosc pelo Estado. É preciso atender a alguns critérios para ser doador:

  • Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Doadores com idade de 16 e 17 anos, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal. O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;

  • Estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;

  • Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);

  • Apresentar documento original com foto atualizada, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial, por exemplo: RG ou cópia autenticada, Carteira de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação, digital ou física, Título de Eleitor digital, desde que tenha foto, e Passaporte brasileiro com filiação.

  • Ter repousado bem na noite antes da doação;

  • Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 3 horas que antecedem a doação;

  • Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;

  • Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.


O agendamento de doações pode ser feito pelo site do Hemosc (clique aqui). Cada unidade tem horários específicos de atendimento.

Por NSCTotal



1 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page