Bolsas de sangue e hemoderivados foram enviadas de Santa Catarina ao Rio Grande do Sul neste sábado (4) para serem usados nas cidades atingidas pelas enchentes no estado gaúcho. Durante o sábado, oito hemocentros de Santa Catarina fizeram expediente extra para doações.
O transporte do material doado para o estado vizinho foi feito pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
— O Samu de Santa Catarina conduziu esse material até Passo Fundo. De lá, esse sangue vai ser distribuído para todas as regiões atingidas pelas cheias. O envio das bolsas será feito de helicóptero para os locais que precisam do sangue — explica o diretor do Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Móvel, Dionísio Medeiros.
Durante a semana, mais bolsas de sangue e hemoderivados continuarão sendo enviados ao estado vizinho. As doações podem ser feitas em nove unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) em Santa Catarina.
Como doar
Para doar de sangue, é necessário agendar um horário em uma das unidades do Hemosc pelo Estado. É preciso atender a alguns critérios para ser doador:
Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Doadores com idade de 16 e 17 anos, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal. O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
Estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
Apresentar documento original com foto atualizada, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial, por exemplo: RG ou cópia autenticada, Carteira de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação, digital ou física, Título de Eleitor digital, desde que tenha foto, e Passaporte brasileiro com filiação.
Ter repousado bem na noite antes da doação;
Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 3 horas que antecedem a doação;
Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.
O agendamento de doações pode ser feito pelo site do Hemosc (clique aqui). Cada unidade tem horários específicos de atendimento.
Por NSCTotal
Comments