• Bruno Ramos

Quais as suas principais dúvidas sobre sua saúde bucal? OdontoTop responde

No quadro "OdontoTop Responde" os ouvintes relatam seus maiores receios em relação a odontologia e fazem perguntas diretamente para os profissionais do Hospital do Dente.


Em enquete realizada pela Rádio Difusora, 67% das pessoas relataram ter medo de visitar um consultório odontológico. Na maioria das vezes essa "fobia" vem acompanhada de memórias da infância, ou até mesmo por simples vergonha de expor um problema bucal para uma pessoa estranha.

O que muitas pessoas não sabem é que grande parte dos problemas bucais são causados por maus hábitos do nosso dia-a-dia. Quem nunca após escovar os dentes não consumiu um pedaço de chocolate? Pois é, cárie, gengivite, tártaro e mau hálito são os quatro tipos de problemas de saúde bucal mais comuns.


Cárie


É a desmineralização da estrutura dental causada pelos ácidos formados pelas bactérias que estão na placa dental. Provoca dor, sensibilidade ao frio e ao calor, dor ao mastigar.


Gengivite


É uma inflamação gengival, caracterizada por gengiva inchada, vermelha, sensível ou com sangramento durante a escovação.


Tártaro


É uma placa bacteriana que, quando não removida adequadamente durante a escovação, endurece na superfície dos dentes.




Mau hálito



Também conhecido como halitose, é normalmente causado por maus hábitos de higiene bucal, infecções que ocorrem na boca, pelo tabagismo e o consumo de álcool, ou pelo consumo de alimentos muito condimentados, por exemplo. Outras causas do mau hálito incluem boca seca, infecções do trato respiratório, doenças sistêmicas como diabetes, doenças no rim, fígado e pulmão e problemas gastrointestinais, que podem incluir refluxo ácido e outros problemas de digestão estomacal.



Como prevenir esses problemas?

1. Fazendo a higiene bucal completa, que inclui:

  • escovação dental 3 vezes ao dia, com creme dental com flúor

  • usar o fio dental corretamente

  • escovar língua e bochechas

  • uso de antisséptico bucal


2. Visitando regularmente o dentista. Somente o profissional poderá identificar e ajudá-lo na resolução destes problemas.


Dica!

Outra dica bacana, é que você pode tirar suas dúvidas e interagir com os profissionais da OdontoTop todas as quintas-feiras às 13h aqui na programação da Rádio Difusora. Envie suas dúvidas através do número de WhatsApp (49) 9 9920-2572 ou através do email: radiodifusora@mhnet.com.br


Lembrando que a OdontoTop - Hospital do Dente presta serviço odontológico em todas as especialidades com o selo OdontoTop de qualidade, confiabilidade e respeito e as individualidades dos clientes. Você tem garantida saúde bucal e sorriso perfeito em um só lugar.


Localizada na Avenida Sete de Setembro nº 157, no centro de Maravilha, ou se preferir, entre com contato pelo fone (49) 3664-3121.

Equipe da OdontoTop - Hospital do Dente no estúdio da Rádio Difusora ao lado de Celso Oliveira - Foto: Ivana Roman / Reprodução: Rádio Difusora

11 visualizações0 comentário