O produtor Nei se surpreendeu ao colher uma mandioca gigante de cerca de três metros no começo deste ano na linha Beira Rio, interior de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina.
Mandioca gigante
Conforme o produtor, as mudas eram diferenciadas e a planta é de uma variedade conhecida como mandioca de metro. “Uma variedade que dá grande, ela é tradicionalmente plantada na região do nordeste”, conta.
Nei plantou cerca de 20 mudas e ficou surpreso ao ver que uma delas ficou ‘gigante’. “Estávamos eu e meu cunhado, fui limpando e não acabava mais a mandioca. Pensei: meu Deus, será que é verdade isso?”.
As outras mudas renderam mandiocas de cerca de 60 a 70 centímetros. A raiz, com cerca de três metros, foi consumida pela família, segundo o produtor.
Produção da mandioca
Segundo dados da Embrapa ( Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), cerca de 100 países produzem mandioca, sendo que o Brasil participa com 5,7% da produção mundial.
O Brasil se destaca como quinto maior produtor do mundo, atrás da Nigéria, República Democrática do Congo, Tailândia e Gana. Em geral, 40% das raízes é destinada à produção de farinha, 20% para produção de amido.
A Epagri destaca que a mandioca está presente em cerca de 38 mil propriedades rurais e ocupa mais de 12,5 mil hectares em Santa Catarina.
Segundo dados levantados pelo órgão junto aos produtores, a expectativa deste ano é colher cerca de 201 mil toneladas de mandioca para indústria e mesa no estado, 30% menos que na safra de 2023.
Por ND+
Comments