top of page
  • Foto do escritorDifusora FM

Presidente da Alesc assumirá governo de SC por uma semana

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro De Nadal (MDB), vai assumir o governo de Santa Catarina entre os dias 7 e 14 de julho. A troca de comando no Executivo se dá em função da viagem do governador Jorginho Mello (PL) a Portugal, e da vice-governadora Marilisa Boehm (PL) ao Uruguai.


A cerimônia ocorre a partir das 20 horas, do dia 7, na Casa d’Agronômica, em Florianópolis.

O presidente do Poder Legislativo é o segundo na linha sucessória e vai comandar o governo por uma semana, período em que pretende cumprir roteiros em diversas regiões catarinenses.


Essa será a segunda vez em que Mauro De Nadal será governador interino. A primeira aconteceu em novembro de 2021, em seu primeiro período como presidente da Assembleia Legislativa, substituindo o então governador Carlos Moisés (Republicanos), que na ocasião viajou aos Emirados Árabes.


“É uma deferência especial. Considero como uma valorização que o governador Jorginho Mello faz ao Parlamento e aos 40 deputados”, diz De Nadal, que no período irá transmitir o comando do parlamento ao colega Maurício Eskudlark (PL).


A agenda do governador interino está em construção e será divulgada nos próximos dias.


Trajetória


Mauro De Nadal é formado em Direito e iniciou a vida pública como assessor jurídico da bancada de seu partido na Assembleia Legislativa. Em 2000, se elegeu prefeito de Cunha Porã, onde vive com a família, e comandou a prefeitura local por oito anos. Em 2009, assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Palmitos.


Como deputado, Mauro retornou à Assembleia Legislativa em 2011, onde atualmente cumpre seu quarto mandato consecutivo. Antes de presidir a Casa, foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e ainda vice-presidente da Alesc na gestão do colega Julio Garcia (PSD).


De Nadal é o presidente do Parlamento catarinense desde o início de 2023, eleito por dois anos, até fevereiro de 2025. Antes, foi eleito presidente da Alesc em 2021, mas dividiu o mandato em deferência ao colega de bancada Moacir Sopelsa, que encerrava a carreira legislativa.

Por Oeste Mais



29 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page