top of page
  • Foto do escritorDifusora FM

Prazo para declaração do Imposto de Renda começa em 15 de março

O período de entrega das declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física do ano base de 2023, começa no dia 15 de março e segue até 31 de maio. A alteração da data para realizar o procedimento, que ocorria a partir do dia 1º de março, permitirá que, desde o início do prazo, todos os contribuintes possam usufruir da declaração pré-preenchida, processo em que o sistema importa automaticamente as informações dos contribuintes dos bancos de dados.


“Como a maioria das informações que serão disponibilizadas aos contribuintes pela declaração pré-preenchida chegarão à Receita Federal no final de fevereiro, há a necessidade de um prazo para consolidação dos dados. Esse preenchimento prévio no sistema proporciona menos erros e maior comodidade ao contribuinte”, explica o supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda, auditor fiscal José Carlos

Fernandes da Fonseca.


De acordo com as regras atuais da Receita Federal, todas as pessoas que tiverem um rendimento anual superior ao teto de R$ 28.559,70 em 2023 são obrigadas a declarar o imposto de renda. Isso corresponde a uma média mensal de R$ 2.379,97, incluindo salário e eventuais rendas extras.


A Receita Federal ainda lembra da importância de todos declararem adequadamente os ativos para evitar riscos fiscais. 


26 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page