• Caroline Sacardo

PM sedia treinamento da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça

Nos dias 25, 26 e 27 de maio, fora realizado na cidade de Chapecó/SC o Treinamento Operacional de Identificação de Fraudes e Busca Veiculares com Técnica de Entrevista, o qual fora voltado para os profissionais que atuam em regiões de fronteiras ou divisas pela Operação Hórus do Programa V.I.G.I.A.


A abertura contou com a presença do Cel Jorge Luiz Haack, Comandante da 4RPM/FRON de Chapecó e com a participação remota do Cel PM Marcelo Egídio Costa, Comandante do CPMRv, Ten Cel Jaílson Franzen, Comandante da 9RPM/FRON, do Delegado da Polícia Federal Alfredo de Souza Lima Coelho Carrijo - Secretário de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Tenente Coronel da Polícia Militar do Paranpa, SAULO DE TARSO SANSON SILVA - Coordenador-Geral de Fronteiras.


No total 32 Policiais Militares, 04 Agentes da Receita Federal e 01 Policial Civil participaram do treinamento. Entre os Policiais Militares, destaca-se a participação de Policiais Militares da 4RPM/FRON de Chapecó, da 9RPM/FRON de São Miguel do Oeste, Policiais Militares da Polícia Militar Rodoviária e da Polícia Militar Ambiental.


As instruções foram ministradas pelos profissionais convidados do Departamento de Operações de Fronteiras (D.O.F) da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul. O D.O.F é o responsável pelo patrulhamento e repressão aos crimes transnacionais na fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia. Com larga expertise nos crimes de fronteira, em 2020 o D.O.F bateu seu record de apreensões, sendo o responsável pela apreensão de 264 toneladas de entorpecentes e esse conhecimento e expertise foram trazidos aos Policiais participantes do treinamento.


O treinamento contou com um carga horária de 30 horas aulas distribuídas entre as seguintes disciplinas:


1. Principais Crimes e Peculiaridades da Fronteira; 2. Identificação Veicular e Principais Fraudes Associadas; 3. Busca Veicular; 4. Técnicas de Entrevista; e 5. Estágio.


Foto: Polícia Militar

1 visualização0 comentário