top of page
  • Foto do escritorDifusora FM

PL e PT lideram pré-candidaturas para prefeitos em Santa Catarina

A cada quatro anos, partidos políticos se articulam para conquistar ou manter cargos públicos, conquistados por maioria de votos, como presidente, senadores, governadores ou prefeitos. Nas Eleições 2024, os eleitores decidem quem serão os prefeitos dos municípios de todo Brasil.


No estado de Santa Catarina, cinco partidos lideram as pré-candidaturas, nas 24 cidades com mais de 70 mil habitantes. As siglas de maior expressão nas Eleições 2024, PL e PT, possuem dois importantes cabos eleitorais no cenário político brasileiro: o ex-presidente Jair Bolsonaro e presidente Luís Inácio Lula da Silva.


Bolsonaro e Lula rivalizaram durante as eleições de 2022, quando o ex-presidente conservador saiu derrotado com 49,17% dos votos válidos, frente aos 50,83% conquistados por Lula.


Cinco partidos concentram 60% das pré-candidaturas

O levantamento, realizado pelo ND Mais e compilado pelo Núcleo de Dados e Investigação, mostra que 140 pré-candidatos, entre homens e mulheres, já foram anunciados. Destes, 85 estão filiados a apenas cinco partidos, somatório que representa 60,7% do total. São eles:

PL: 20 pré-candidatos

  • PT: 19 pré-candidatos

  • MDB: 17 pré-candidatos

  • PSD: 15 pré-candidatos

  • PP: 14 pré-candidatos


Siglas têm mais de um pré-candidato na mesma cidade

O PL (Partido Liberal), do ex-presidente Bolsonaro, lidera o número de pré-candidaturas, com 20 nomes em 19 cidades – são dois representantes em Biguaçu, na Grande Florianópolis.


O PT (Partido dos Trabalhadores), de Lula, vem logo depois, com 19 pré-candidatos, em quase todas as regiões do Estado.


O MDB (Movimento Democrático Brasileiro) ocupa a terceira colocação, com 17 representantes. Assim como o PL, o MDB possui dois pré-candidatos nas mesmas cidades: Balneário Camboriú e Itapema.


O PSD (Partido Social Democrático), do atual prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, é o quarto colocado na lista, com 15 pré-candidatos. O PP (Progressistas) encerra o ranking, com 14 nomes.



Fonte: ND+

Foto: Alan Santos/ PR/ Reprodução/ ND; Ricardo Stuckert/ PR/ Reprodução/ ND

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page