top of page
  • Foto do escritorDifusora FM

Pintora brasileira de 10 anos é convidada para expor no Louvre, Paris

Aos 10 anos de idade, essa pintora brasileira está fazendo um baita sucesso e já foi convidada para expor suas obras no renomado Carrousel do Louvre, uma galeria no subsolo de um dos museus mais famosos do mundo.


Sophia Helena teve seu talento descoberto na escola, quando tinha 6 anos, pela professor. A princípio, a mãe da menina, Daniele Moreira, achou que não havia nada demais, apenas uma criança que gostava de desenhar. Mas a professora abriu os olhos da mulher..

“Investe!”, disse a professora do Colégio Adventista de Jacarepaguá, Débora de Faria Hemerly. A mãe entendeu o recado, investiu e agora a pequena está colhendo ótimos frutos!


Gincana na igreja


Cristã desde pequena, a menina começou a pintar na igreja.

“Nós somos cristãos e ela começou a pintar nos eventos da igreja. Numa das gincanas, fez Jesus com tinta guache, algo bem amador”, disse a mãe.


Depois, Sophia viu um artista plástico na televisão e pediu para comprar uma tela.

“[…] e foi reproduzindo tudo o que o rapaz fazia. No final, ela me mostrou e pediu que eu a colocasse num curso de pintura. Paguei uma aula experimental para ver se ela se adaptava, e ela adorou”, contou Daniele.


Curso de pintura


A menina, que hoje mora em Madureira com a família, investiu na carreira.

Matriculada no curso de pintura, ela complementa a prática com aulas online, em que aprende sobre diferentes traços e pintores, como Van Gogh e Claude Monet.


Acervo crescendo


Sophia já tem mais quadros do que tem de idade.

Ela tem próximo de 15 telas e adora pintar paisagens, animais e pinturas abstratas.

Entre as obras estão “As bailarinas”, “Tiradentes” e “Casa de Friburgo”, seu primeiro quadro, inspirado numa moradia de campo.


“Eu sinto muita alegria quando estou pintando. Às vezes, quando a pintura é desafiadora, como a “Pavão” (novo quadro), fico tensa, mas paro, penso e depois vai fluindo”, contou.

Na hora de buscar inspiração, ela também procura imagens na internet.

“Eu pesquiso muitas imagens como referências, só para me guiar. Gosto muito de trabalhar com as cores azul, amarelo e magenta, para transmitir alegria e confiança para as pessoas”.


Malas prontas para Paris


E Sophia já está de malas prontas para Paris, e não é por causa das Olimpíadas 2024!

Daniele, a mãe, enviou o portfólio da filha, incluindo algumas telas, para o Carrousel du Louvre.


Depois, a menina foi chamada para uma entrevista com a diretora da empresa. Na ocasião, Sophia foi questionada sobre seus interesses e inspirações.

“O fator determinante para a sua seleção foi o trabalho autoral que ela desenvolve, destacando-se pelas artes abstratas no estilo dripping (gotejamento), técnica desenvolvida por Jackson Pollock”, disse Lisandra Miguel, responsável pelo Carrousel.


Além disso, ela também foi aprovada para expor na Fira Barcelona, na Espanha, e vai sair na quarta edição do livro artístico “Vivemos Arte”.

“[…] a aprovação me deixou muito feliz e ansiosa”, comemorou Sophia.

Sophia Helena pinta desde quando tinha 6 anos de idade. André Luiz.

“Tiradentes” é o quadro que retrata uma árvore no interior de Minas Gerais. Foto: André Luiz.



23 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page