top of page
  • Foto do escritorDifusora FM

Inscrições do Enem 2024 começam nesta segunda-feira; confira o cronograma

Os estudantes já podem se inscrever no Enem 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir desta segunda-feira (27). O prazo de inscrição termina em 7 de junho.


Os candidatos devem acessar a Página do Participante no site do Inep. O prazo para solicitar tratamento pelo nome social e atendimento especializado também vai até 7 de junho.


As provas do Enem 2024 serão aplicadas nos domingos de 3 e 10 de novembro. Os portões devem abrir às 12h e fechar às 13h, no horário de Brasília. O exame termina às 19h no primeiro dia e às 18h30 no segundo.


Quem não solicitou a isenção deverá pagar uma taxa de R$ 85 até dia 12 de junho para confirmar a inscrição. Vale lembrar, contudo, que mesmo os candidatos isentos precisam se inscrever na prova.


Os participantes farão a redação do Enem no primeiro dia. Também serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Língua Estrangeira, com opção de Inglês ou Espanhol.


O segundo dia do exame será composto pelas provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.


Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho dos estudantes ao fim do ensino médio. É sobretudo uma oportunidade de garantir uma vaga na universidade pelo SiSU (Sistema de Seleção Unificada) ou uma bolsa do Prouni (Portal Único de Acesso ao Ensino Superior).


Confira o cronograma do Enem 2024


  • Inscrições: 27 de maio a 7 de junho

  • Solicitação de nome social e atendimento especializado: 27 de maio a 7 de junho

  • Resultado do pedido de atendimento especializado: 17 de junho

  • Pagamento da taxa de inscrição: 27 de maio a 12 de junho

  • Aplicação das provas: 3 e 10 de novembro

  • Divulgação do gabarito oficial: 20 de novembro

  • Resultado da prova: 13 de janeiro de 2025


Candidatos do RS serão isentos da taxa de inscrição do Enem


O MEC (Ministério da Educação) anunciou na última segunda-feira (20) que os candidatos do Rio Grande do Sul terão isenção no pagamento do Enem 2024. O estado enfrenta uma catástrofe climática decorrente das chuvas intensas.


Ao menos 568 escolas estaduais sofreram danos na infraestrutura, segundo a Secretaria da Educação. Muitos estudantes estão sem aula e sem previsão de retorno.


O MEC também prometeu aos moradores do Rio Grande do Sul um novo período de inscrição do Enem 2024, mas as datas ainda não foram divulgadas. A pasta flexibilizou o calendário escolar no estado.

Por ND+



10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page