• Caroline Sacardo

IBGE inicia teste nacional para o Censo 2022; em Santa Catarina teste acontece em Tigrinhos

Dando continuidade aos preparativos do Censo 2022, que ocorrerá nos meses de junho a agosto do próximo ano, o IBGE realizará, durante todo o mês de novembro e parte do mês de dezembro, um teste nacional para verificar os sistemas de coleta, os equipamentos, a abordagem ao informante e os protocolos de prevenção à Covid-19 que serão utilizados no Censo 2022.


Foram escolhidas localidades (bairros, distritos, municípios ou comunidades), nas 27 unidades da federação, que serão percorridas por cerca de 250 recenseadores. Haverá coleta tanto em bairros de capitais — como em Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA) — quanto em localidades mais afastadas — como a comunidade ribeirinha de Novo Remanso, a 200 km de Manaus (AM), ou o município de Tigrinhos, a nove horas de carro de Florianópolis (SC).


Teste para o Censo 2022 em Santa Catarina


Tigrinhos, escolhido como município teste do Censo 2022 em Santa Catarina, fica no Oeste do estado, a 628 quilômetros de Florianópolis e a pouco menos de 100 quilómetros da fronteira com a Argentina. No Censo 2010, o município tinha 1.757 habitantes, sendo o exato 5500º município brasileiro mais populoso dos 5565 então existentes.


Desde o início, o nome Tigrinhos foi usado por terem sido encontrados, na localidade, dois filhotes de tigre. A colonização começou em 1945, e o reconhecimento como município se deu em 1995. O PIB municipal (2018), de R$ 42,3 milhões, é o 287º entre os 295 municípios catarinenses, mas se traduz em um PIB per capita de R$ 25.691, sendo nesse caso o 198º no estado.


Serão, em Tigrinhos, seis recenseadores percorrendo seis setores censitários. Os testes incluem todas as etapas do Censo, desde o treinamento dos recenseadores, montagem do posto de coleta, pesquisa do entorno, modelo misto de coleta, mobilização dos moradores e comunicação com a mídia.


O evento de lançamento do teste de coleta do Censo 2022 aconteceu na manhã desta quinta-feira, 04, no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Tigrinhos, com a presença do prefeito municipal, Derli António de Oliveira; do representante do governador de Santa Catarina no evento, o diretor de habitação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, Leonardo Martins Machado; do representante da vice governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr; e do chefe da Unidade Estadual do IBGE no estado, Roberto Kern Gomes.


Estavam também presentes no evento os representantes do legislativo municipal, agentes de saúde, secretários municipais, população em geral e a imprensa. Além dos coordenadores do Censo 2022 em Santa Catarina.


Para garantir a segurança dos recenseadores e dos moradores durante os testes, as equipes do IBGE vão trabalhar seguindo todos os protocolos contra a Covid-19, como o uso de máscara e higienização das mãos e equipamentos com álcool em gel



Os recenseadores trabalharão uniformizados, com boné, colete e bolsa azuis com a logomarca do IBGE. No colete, há também o crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador. Eles vão utilizar um DMC de cor azul, semelhante a um smartphone, para coleta das informações. Os moradores podem verificar a identidade de todos os entrevistadores do IBGE através do site respondendo.ibue.nov.br ou do telefone 0800 721 8181.


Como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações prestadas pelos moradores aos recenseadores são confidenciais e o sigilo é garantido.




Evento de lançamento do teste de coleta do Censo 2022 aconteceu na manhã desta quinta-feira, 04, no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Tigrinhos - Fotos: Caroline Sacardo/Rádio Difusora

51 visualizações0 comentário