• Caroline Sacardo

Hospital São José desenvolve ações pelo Dia Mundial de Segurança do Paciente

Desde 2013, é obrigatório que todos os serviços de saúde tenham seu Núcleo de Segurança do Paciente (NSP). A medida tem como objetivo orientar ações que melhoram a qualidade e, principalmente, a segurança do paciente.


O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) é de suma importância, pois está continuamente visando à qualidade do cuidado, e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde com a finalidade de oferecer uma assistência segura.


Para comemorar a data do dia 17 de setembro o NSP, promove ações lúdicas e educativas com o envolvimento de todos os profissionais. Serão desenvolvidas atividades referentes às seis metas internacionais de segurança do paciente que foram estabelecidas em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) que são:


· Identificar o paciente corretamente;

· Melhorar a comunicação entre profissionais de saúde;

· Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos;

· Assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e pacientes corretos;

· Higienizar as mãos para evitar infecções;

· Reduzir o risco de quedas e lesões por pressão.


A comissão busca, continuamente, desenvolver ações no sentido de estimular a conscientização e envolvimento de todos na atuação e adoção de estratégias para garantir melhor segurança do paciente e do profissional da saúde. Procuramos sensibilizar o profissional, paciente e acompanhante, sobre os cuidados com a saúde e também proporcionar uma reflexão sobre a conhecimento dos protocolos básicos necessários para um atendimento de excelência ao paciente.


Cuidado seguro, paciente seguro.


Foto: Divulgação/Hospital São José

27 visualizações0 comentário