• Caroline Sacardo

Hospital São José completa 65 anos de história


Hospital São José de Maravilha - Foto: Divulgação


O Hospital São José de Maravilha, foi fundado em 09 de julho de 1956 em reunião com lideranças locais e sócio fundadores. Com capacidade inicial de seis leitos, um médico e quatro colaboradores teve assim sua partida histórica. Desde o dia da fundação até hoje, o Hospital cresceu, mudou de diretorias, passaram inúmeros médicos, enfermeiras e funcionários em geral.


O Hospital São José de Maravilha é parte integrante da cidade prestando assistência médica hospitalar há 65 anos, de cunho filantrópico, caminha a passos largos, visando estar sempre entre as instituições de referência do estado de Santa Catarina. E hoje diante de tanta tecnologia se une ao carinho para proporcionar um atendimento completo, trazendo o que há de mais atual no setor de saúde.


Estrutura Física e Organização


O Hospital possui uma área construída de aproximadamente 4.800 m²; 93 leitos de internação distribuídos na área clínica médica, pediatria e cirúrgica. Além de 10 leitos de UTI- Unidade de Terapia Intensiva. Referência para mais de 42 mil habitantes totalizando em torno de aproximadamente 1.550 atendimentos ambulatoriais e de 361 internações mensais. Com quatro salas cirúrgicas modernas e com equipamento de alta tecnologia tendo a disposição, quatro salas de recuperação, central de materiais esterilizados e que atende a RDC50 da Anvisa. É referência, atendendo toda a região da AMERIOS ( Associação dos municípios do Entre Rios) sendo referência na urgência/emergência para nove municípios ( Maravilha, São Miguel da Boa Vista, Tigrinhos, Bom Jesus do Oeste, Sul Brasil, Serra Alta, Flor do Sertão, Iraceminha e Santa Terezinha do Progresso.) além dos municípios da região AMEOSC ( Associação dos municípios do extremo oeste de SC) E AMOSC (Associação dos municípios do Oeste de SC). Considerando um hospital estratégico para o Ministério da Saúde.


O Atendimento é realizado por médicos e demais profissionais de saúde , abrangendo as especialidades de Clínica geral, Obstetrícia, Ginecológica, Cirúrgica, Urologia, Cardiologia, Anestesiologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Traumatologia, Radiologia, Pediatria, Oftalmologia, Vascular, Cirurgião Plástico, Neurocirurgia, Fonoaudiologia, Fisioterapeutas, Assistente Social, Nutricionista, Bioquímicos, Psicóloga, Técnicos de Radiologia, Farmacêutica, Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem, Serviço de Apoio, Setor Administrativo e uma Diretoria participante e atuante.


Missão


Promover a saúde integral, sem qualquer distinção, buscando através de seus recursos humanos qualificações e o bem estar físico e psíquico dos clientes, com a humanização, a solidariedade cristã dentro das possibilidades da instituição.


Visão


Ser referência e padrão de eficiência nos serviços prestados, qualidade, humanização e formação de recursos humanos.


Valores


Ética- Atuar com consciência e responsabilidade no exercício das suas atividades;

Humanização- Oferecer tratamento humanizado, valorizando a vida;

Excelência- Trabalhar a melhoria contínua das atividades para obter a satisfação dos clientes externos e internos;

Confiabilidade- Construir relacionamentos abertos, transparentes e apoiados na confiança mútua;

Capacitação- Promover e estimular o desenvolvimento pessoal e profissional, por meio do aprimoramento do conhecimento;

Compromisso Social- Desenvolver e apoiar programas voltados para a filantropia, comunidade, qualidade de vida e meio ambiente.


Avanços do Hospital durante os 65 anos a serviço da vida


Plantão Hospitalar 24 horas com especialidades (2005/2006);

Centro cirúrgico foi remodelado com novas salas cirúrgicas (2009);

Readequação da lavanderia do hospital (2012);

Unidade de Terapia Intensiva inauguração e funcionamento (2011);

Equipe de anestesiologista desde então todas as cirurgias são acompanhadas por esses profissionais (2011);

Protocolo de urgência/emergência Ministério da Saúde (2012);

Aquisição tomografia mais moderna (2012);

Arco Cirúrgico (2013);

Primeira Captação de Órgãos realizada pela equipe do hospital (2013);

Unidade de Nutrição e dietética (cozinha) refeitório, local de descanso, vestiário dos profissionais (2018);

Aquisição de novo equipamento de tomografia computadorizada mais moderna e digital (2018);

Reformas nos leitos bloco A,B, e D novas mobílias modernas e equipamentos (2018);

Reforma da sala de banho recém nascido no setor obstetrícia (2019);

Heliponto ( inaugurado em 2016);

Estacionamento Ampliado para melhor acolher os familiares e quem procura atendimento no hospital (2017);

Projeto inovador da área externa para os pacientes tendo a disposição local de laser e ar livre durante período de internação “ Espaço bem Estar” (2019);

Elevadores um inaugurado no mês de junho e outro em fase de conclusão (2021);

Ressonância Magnética (centro de imagem moderno) com projeto de Centro de Imagem com tomografia/raio x, ressonância magnética (2021/2022);

Ampliação do Setor de emergência/ laboratório/ e UTI/neonatal (2022).


A Diretoria e Direção do Hospital São José ressalta a importância do trabalho desenvolvido pela equipe de profissionais e está em constante renovação em busca de melhorias para oferecer serviços de qualidade a todos os pacientes com atendimento e ações humanizadas que engrandecem a instituição.


O Hospital é composto por coordenadores e profissionais que atuam em conjunto com os profissionais de cada setor do hospital que elabora metas, colhem informações e avalia dados obtidos e aplica essas ações visando a assistência hospitalar. Atualmente é composto por uma equipe de 156 colaboradores na metodologia de trabalho voltado para humanização com qualidade no atendimento e comprometimento com o zelo pela saúde e bem estar dos pacientes.


Considerando que hoje o Hospital São José tem a disposição instalações físicas modernas e acolhedoras. Buscando caminhar lado a lado com a evolução tecnológica para assim oferecer o que há de melhor e moderno com mais segurança aos pacientes para melhor atender tratamento com qualidade, agilidade e resolutividade no atendimento.


Diretoria Atual - Gestão 2016/2022



Presidente: Nilvo José Dondoerfer


Vice-presidente: Airton João Heydt


Tesoureiro: Adalberto Anagir Breda


Primeiro-secretário: Carlos Alberto dos Santos


Segundo-secretário: Rodrigo de Oliveira


Conselho Fiscal: Gerson Kunzler, Paulo José Grunwaldt e Orlando Grelmann


Suplentes: Elpídio Birck, Cladir Cembranel, Germano Ricardo Ebert, Elson Pedrinho Appelt, Marilene Ana Zardo Biazi, Narciso Pedro Schmidt


Diretora-executiva: Neiva Rossa Schaefer


Diretora-adjunta: Loini Renner



Ex-presidentes do Hospital São José ao longo dos 65 anos de história


ATÍLIO JOÃO ZANOTTO -1956

PADRE PEDRO ELSEN ( presidente Honorário)

DEONUBEM BALDISSERA - 1960

GERMANO ADOLFO STUMPF – 1962

HERMES MADALOZZO - 1965

OSMAR JOÃO MAGNANTI 1967 / 1968

CARLOS MAGNO GONÇALVES- 1974

PROF. ANTONIO OSVALDO CONCI -1974

REDITÁRIO CASSOL – 1975

LENOIR ROVERSI – 1977- 1983

DARWIN JOÃO KRAUSPENHAR- 1983- 1985

PADRE VICTOR BRANDT – 1986 -1987

ERNANI APPELT - 1987

ELOI PEDRO BREDA – 1989 -1995

ARMANDO BEHM – 1995- 2001

DELMAR EBERT - 2001-2004

ITO JOÃO LINEMBURGER – 2004-2010

NILVO JOSÉ DONDOERFER – 2010-2016

AUGUSTO JACOBSEN – 2016-2019

ATUAL PRESIDENTE : NILVO JOSE DONDOERFER – GESTÃO 2019 -2022


Mensagem do Presidente - Nilvo José Dondoerfer


“Desejamos evoluir sempre e para atingirmos os nossos objetivos, não basta planejamento é preciso uma equipe comprometida. Ao chegarmos aos 65 anos muitas mudanças e conquistas ocorreram, o resultado obtido nos orgulha, demonstra que o caminho trilhado está correto e que servem de estímulo para mais trabalho. Queremos dividir esse momento com nossos colaboradores e parceiros, aqueles que a cada dia dedicam esforços e comprometimento com uma instituição que alcança cada vez mais resultados expressivos e orgulha toda a comunidade.” Parabéns 65 anos do Hospital São José.”


"Esses últimos anos especificamente 1 ano e meio com a Pandemia o Hospital está enfrentando enormes desafios e dificuldades diárias, numerosos desafios e aprendizados tanto para reorganização estrutural do hospital quanto para a assistência. Mas graças a uma equipe excelente e pronta a enfrentar as dificuldades diárias estamos conseguindo com êxito enfrentar essa batalha. A adaptação rápida da equipe ao novo cenário também foi primordial, não é fácil e tem sido cansativo e estressante o atendimento as inúmeras necessidades do hospital, entretanto quando conseguimos salvar uma vida faz tudo isso valer a pena. Desde o primeiro paciente de covid até o momento o hospital já internou 521 pacientes com covid-19 sendo desses 373 tiveram alta, infelizmente 99 óbitos, e 49 atendimentos e/ou outros foram transferidos para outro estabelecimento e/ou continuam internados."


Mensagem da Diretora Executiva do Hospital São José - Neiva Rossa Schaefer


“Sempre estamos evoluindo para atingirmos os nossos objetivos, não basta planejamento é necessário organização e agilidade além de uma equipe com disciplina e foco. Ao Chegarmos aos 65 anos muitas conquistas devido ao comprometimento de toda a administração, diretoria, direção e colaboradores. Isso demonstra que o caminho trilhado está correto e que servem de estímulo para mais trabalho."


Desafios e Projetos para 2022


O Maior desafio para os gestores hospitalares durante a Pandemia assim como em outras situações emergenciais em saúde é a desproporção entre os recursos necessários para prestar o atendimento essencial à população e os recursos existentes na rotina dos atendimentos, um exemplo e a tabela do SUS que está defasada. Por isso planejamento, organização e agilidade foram imprescindíveis nesse processo, bem como a adaptação rápida da equipe ao novo cenário. O financiamento do SUS é o maior desafio para a instituição.


Com a necessidade de maior eficiência operacional e a demanda por serviços diferenciados pelo paciente o HSJ estará para o ano 2022 renovando o Centro de Imagens colocando a disposição em termos de tecnologia o que há de mais moderno em serviço de imagem, dando mais eficiência ao setor, ofertar novos exames e aprimorar os atuais.


No Novo Centro de imagem do HSJ, uma unidade de diagnósticos com equipamentos modernos como a Ressonância Magnética, Tomografia computadorizada, Densitometria óssea, serviço de radiologia ( raio X ) ultrassom e mamografia todos no mesmo ambiente.


Assim como o Projeto de Ampliação do Setor de urgência/emergência com laboratório e Unidade de Terapia Intensiva NEO Natal já apresentado para Secretário do Estado da Saúde de SC a necessidade desse serviço em nossa região.


A humanização e Segurança são as palavras que marcam essas dois grandes projetos, será um investimento grande que visa ainda mais qualificar o atendimento do hospital e abrindo as portas para os novos avanços tecnológicos e contribuindo em salvar vidas e no desenvolvimento da saúde da nossa cidade e região.


Vista aérea do Hospital São José - Foto: Divulgação

89 visualizações0 comentário