• Caroline Sacardo

Hospital de Xaxerê alerta para Superlotação na emergência

A Direção do Hospital Regional São Paulo (HRSP), de Xanxerê informou na manhã desta sexta-feira (24), que precisa do apoio da comunidade em geral, pois há preocupação em razão da superlotação da emergência do hospital.


Segundo o hospital, nas últimas horas, a demanda por atendimentos e internações de pacientes aumentou consideravelmente. Na manhã de sexta-feira, estão internados na Emergência 27 pacientes de Xanxerê e municípios vizinhos, destes há um paciente entubado. Em 24 horas foram atendidos 125 pacientes.


Conforme a direção do HRSP, a situação tem colocado a Emergência no limite da capacidade técnica principalmente em decorrência do número de profissionais de enfermagem e médicos, além da quantidade de leitos.


A direção ainda informou que devido estarmos próximo do fim de semana, onde todas as Unidades Básicas de Saúde são fechadas, o atendimento pode aumentar ainda mais no HRSP. A instituição pede a compreensão da comunidade, para que a Emergência do HRSP seja acessada somente em casos de extrema urgência e emergência.


“A direção do HRSP também enfatiza que a emergência atua com protocolo de acolhimento e classificação de risco. A classificação é uma ferramenta elaborada pelo Ministério da Saúde e utilizada para avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário – de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, ou agravos à saúde. Deste modo, o protocolo prioriza o atendimento de pacientes classificados nas cores vermelho e amarelo, enquanto os demais, classificados em verde e azul, podem aguardar ou procurar as Unidades de Saúde e Pronto Atendimentos em seus respectivos municípios, informou a Direção do HRSP”.

Imagem Ilustrativa - Divulgação HRSP


Fonte: ClicRDC

122 visualizações0 comentário