top of page
  • Foto do escritorDifusora FM

Homem de 70 anos morre por tétano em São Miguel do Oeste

Essa semana o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso divulgou o falecimento de um morador de São Miguel do Oeste, de 70 anos, vítima de tétano. O município não registrava casos da doença desde 2011.


O caso também chamou a atenção da população para a importância de manter o esquema vacinal em dia. No caso do idoso, as vacinas não estavam em dia. Ele teve um ferimento no braço e foi diagnosticado com tétano acidental.


O Tétano é causado pela bactéria Clostridium tetani que é encontrada em fezes, terra, águas sujas e objetos enferrujados e entra no organismo através de cortes e machucados. Ao penetrar na corrente sanguínea, a bactéria produz a toxina tetânica, que interfere na produção de neurotransmissores inibitórios do sistema nervoso central, o que deixa o controle motor em hiperatividade. Como resultado, os músculos se contraem, causando tensão muscular progressiva. Como afeta o sistema nervoso, a  doença interfere também na regulação de outros processos como os batimentos cardíacos. 


Sintomas 

Os músculos se contraem, causando tensão muscular progressiva. Como afeta o sistema nervoso, a  doença interfere também na regulação de outros processos como os batimentos cardíacos. A rigidez muscular, principal característica, em geral se inicia pela face. Quando os músculos do pescoço são atingidos, há dificuldade de deglutição, por exemplo. Com o avançar do problema, a contratura vai se tornando generalizada, chegando ao abdômen, membros superiores e inferiores. A potência dos espasmos é capaz inclusive de provocar fraturas ósseas. Ao atingir o diafragma, leva à insuficiência respiratória, colocando em risco a vida da pessoa. 



Foto: Shutterstock


12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page