• Caroline Sacardo

Hercílio Luz é punido e Chape pode enfrentar Figuerense nas quartas de finais


Foto: Divulgação FCF


A noite desta terça-feira (4) foi marcada pelo futebol de Santa Catarina estar nos tribunais. Os auditores do Tribunal de Justiça Desportivas do estado julgaram a escalação de um jogador do Hercílio Luz. Este fato fez com que a Chapecoense tivesse um jogo suspenso na competição. A decisão foi favorável ao time de Tubarão (SC) e o Campeonato Catarinense deve prosseguir.


Alessandro Kishino representou o Hercílio Luz e apresentou a defesa do Leão do Sul. Ele comentou sobre a suspensão direta conforme regulamento da competição. De acordo com o advogado, o jogador cumpriu a suspensão na primeira rodada do Campeonato Catarinense de 2021. Citou ainda que o sistema utilizado pela Federação é deficitário por não bloquear a escalação do atleta. A defesa do Hercílio Luz disse que o clube foi induzido ao erro.


A Chapecoense entrou no caso como terceira interessada. Marcelo Mendes, responsável por defender a Chape, disse que o clube entende que o jogador não deveria ter ido a julgamento pelo artigo enquadrado. Ressaltou as datas que os fatos aconteceram – expulsão em dezembro de 2020 e acusação em 29 de janeiro de 2021.

Durante a defesa, Marcelo comentou sobre a responsabilidade da Federação Catarinense de Futebol por perder o prazo de três dias para a denúncia. Além disso, ressaltou que a Chapecoense já disputou as quartas de finais e superou o adversário.


O Figueirense, que também entrou como terceiro interessado, foi defendido por Nikolas Bottós. Durante o discurso foi defendida a punição ao Hercílio Luz, o que garantiria a equipe de Florianópolis nas quartas de finais da competição contra a Chapecoense.


No final, os auditores do Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina definiram pela perda de três pontos da equipe do Hercílio Luz e uma multa de 15 mil reais. Com isso, o Figueirense ultrapassa o time de Tubarão na tabela de classificação e fica apto a disputar as quartas de finais do Campeonato Catarinense, contra a Chapecoense.


Veja a nota da Chapecoense sobre o assunto

Nota Oficial – 04/05/2021
A Associação Chapecoense de Futebol comunica, em nome da sua Diretoria e do seu Departamento Jurídico, que já está trabalhando na avaliação do resultado do Processo nº 042/202, julgado na noite desta terça-feira (04) pelo TJD-SC.
O Clube adotará todos os mecanismos jurídicos necessários para resguardar seus direitos e respeitar o resultado conquistado dentro de campo.


Fonte: ClicRDC


1 visualização0 comentário