• Caroline Sacardo

Flor do Sertão está na rota do Velho Oeste

Mais de 300km de percurso, com todos os tipos de terreno e diversas atrações, que encantam os “turistas do pedal” e tornam cada momento inesquecível. Eis o Circuito Velho Oeste – uma das rotas de cicloturismo mais charmosa e atrativa da região Sul. O Projeto é da Universidade do Estado de Santa Catarina, coordenado pela professora Kiciosan Galli e com diversos colaboradores. O que surgiu como um sonho há dois anos, vem tomando forma, com grandes parcerias e importantes apoios, envolvendo pelo menos 13 municípios, dentre eles Flor do Sertão. Um local tão encantador, com paisagens deslumbrantes e características típicas da essência do oeste catarinense, não podia ficar de fora.


Desde o início, Flor do Sertão faz parte do Projeto, sendo representado pelo então Diretor de Turismo, Jovir Zanuzzo, e pelo empresário, Juares de Mora, do Pesqueiro Paulista. “O cicloturismo é uma das modalidades turísticas que mais ganha adeptos, tendo crescido ainda mais com a pandemia; não poderíamos deixar Flor do Sertão fora de um projeto tão visionário”, reconhece Jovir, destacando o apoio da Administração Municipal: “o Prefeito Sidi é um grande apoiador de iniciativas inovadoras como esta, que só trazem benefícios e criam uma imagem positiva do Município; é mais um motivo para encher de orgulho os florsertanenses”, conclui.


Ao longo do trajeto são dezenas de propriedades parceiras, onde os turistas podem pernoitar, se alimentar ou mesmo curtir momentos de lazer. São atrações culturais, gastronômicas, medicinais e, claro, naturais. O Pesqueiro do Paulista, até o momento, é a única propriedade cadastrada no Município. O local já recebeu diversas visitas, da equipe técnica, do Deputado Estadual Mauro de Nadal, apoiador do Projeto, e de ciclistas. “Acreditamos no projeto desde o início pelo grande potencial que a região tem e, com o ótimo apoio que a Administração nos dá, vamos nos adequando para bem receber os cicloturistas”, afirma Juares.


Um grupo de cicloturistas está realizando o circuito de ponta a ponta, visitando todos os parceiros, com objetivo de qualificar o projeto. E nesta quarta-feira, dia 08 de setembro, alguns deles pernoitaram no Pesqueiro, seguindo percurso pela manhã. “Vocês todos estão de parabéns; que lugar incrível, que natureza exuberante; adoramos conhecer um pouco de Flor do Sertão, e sem dúvida voltaremos aqui”, prometeu Maria Angélica Lucca, de Rio do Campo/SC, antes de montar em sua bicicleta e, com boas lembranças na bagagem, seguir para o último dos sete dias do percurso. Dentro do município, o trajeto oficial abarca Cabeceira do Poço Rico, Flor da Serra, Pedra Branca e a cidade, antes de seguir para Iraceminha.


Foto: Divulgação


Fonte: Ascom

14 visualizações0 comentário