top of page
  • Foto do escritorDifusora FM

Feriadão começa com calor e possibilidade de chuva em Santa Catarina

O feriadão de Páscoa, que começa já nesta quinta-feira (28) para algumas pessoas, deve ser de sol em toda Santa Catarina, com mais nuvens nas áreas próximas ao litoral. Ao longo da tarde, no entanto, pode chover.


Essa chuva ocorre devido à presença de calor e umidade, associadas a um cavado, ou seja, uma área alongada de baixa pressão, o que favorece as condições para pancadas de chuva e temporais isolados, acompanhados de raios, rajadas de vento, e possível queda de granizo, para todas as regiões, mas em especial do Extremo Oeste ao Litoral Sul, onde o risco é moderado para ocorrências relacionadas aos temporais. Nas demais regiões o risco é baixo. 


As mínimas variam de 12°C a 16°C em todo o Estado, e as máximas podem alcançar 32°C, em especial no Extremo Oeste.


Veja como fica o tempo em cada região nesta quinta


  • Extremo Oeste: 16,1°C / 32,8°C

  • Oeste: 13,9°C / 31,1°C

  • Meio-Oeste: 13,0°C / 30,2°C

  • Planalto Sul: 12,0°C / 29,0°C

  • Litoral Sul: 15,4°C / 31,2°C

  • Vale do Itajaí: 15,3°C / 30,1°C

  • Grande Florianópolis Serrana: 14,8°C / 29,8°C

  • Grande Florianópolis Litorânea: 15,3°C / 29,6°C

  • Planalto Norte: 14,0°C / 29,2°C

  • Litoral Norte: 16,4°C / 30,0°C


Como fica o tempo no restante do feriadão


Na sexta-feira (29), o Litoral e áreas próximas voltam a ter maior presença de nuvens, e há condições para chuva fraca e ocasional, já pela manhã. No restante do Estado, o sol predomina e favorece a elevação da temperatura.


A partir da tarde, o calor combinado a umidade disponível e ainda ao cavado volta a formar áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva e temporais isolados, que começam pelo Oeste e se estendem até próximo do Litoral. O risco é moderado a pontualmente alto para ocorrências, relacionadas aos temporais, a alagamentos e enxurradas pontuais. 


As temperaturas mínimas, no amanhecer, variam entre 11°C e 16°C nos planaltos e de 16°C e 21°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam entre 28°C e 32°C em boa parte do Estado, permanecendo o Planalto Sul com valores entre 24°C e 27°C, conforme previsão da Defesa Civil do Estado.


No sábado (30), o clima deve ter presença de sol e variação de nuvens em toda Santa Catarina, com chuva fraca e isolada nos extremos do dia no Litoral e em áreas próximas, devido à circulação marítima.


Já no domingo (31), Páscoa, a formação de uma frente fria no Rio Grande do Sul concentra a instabilidade e umidade no estado vizinho, favorecendo o predomínio de sol em Santa Catarina durante o dia, mas o tempo muda no final do período com a aproximação do sistema que causa chuva e temporais nas áreas de divisa com o estado gaúcho.

Por NSCTotal



162 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page