• Caroline Sacardo

Embalagens de agrotóxicos serão recolhidas no Oeste catarinense

Produtores de tabaco de 98 municípios poderão devolver os recipientes tríplice lavados entre os dias 12 de julho e 10 de setembro


Seguindo todos os protocolos e recomendações sanitárias, o Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos inicia no dia 12 de julho a coleta no Oeste catarinense, quando produtores de tabaco terão a oportunidade de devolverem as embalagens tríplice lavadas com comodidade e segurança, em pontos de coleta localizados próximos às suas propriedades. Serão percorridos, ao todo, 98 municípios. Os pontos de coleta e respectivas datas e horários estão disponíveis em www.sinditabaco.com.br.

O coordenador do programa, Carlos Sehn, reforça algumas orientações aos participantes do programa. “É necessário que as embalagens estejam tríplice lavadas e os produtores devem respeitar as normas sanitárias em razão da pandemia, como uso de máscara e o distanciamento na hora da entrega dos recipientes”, observa Sehn. O coordenador também destaca que os recipientes devem estar perfurados, secos e com as tampas removidas para devolução juntamente com as embalagens. Produtores participantes recebem comprovantes para apresentação aos órgãos ambientais, atendendo aos preceitos estabelecidos no decreto 4.074/2002.

Pioneiro, o Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos foi criado no ano 2000, antecedendo a regulamentação da legislação sobre o tema. Desenvolvido de forma itinerante pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e empresas associadas, com o apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), atualmente, o programa percorre dez roteiros distintos que abrangem todas as regiões produtoras de tabaco gaúchas e catarinenses.


Em 20 anos de atuação já foram mais de 17 milhões de embalagens corretamente destinadas. Atualmente, 117 mil produtores de tabaco do Rio Grande do Sul e Santa Catarina são atendidos pela coleta itinerante que percorre 1,8 mil pontos de recebimento no meio rural nos dois Estados. No Paraná, iniciativas semelhantes realizadas pelas centrais locais são apoiadas pelas empresas associadas ao SindiTabaco.


Confira os pontos de coleta e horários em cada município


2021_Roteiro-Oficial-SC_Oeste_Site (1)
.pdf
Download PDF • 2.59MB

Imagem: Divulgação



25 visualizações0 comentário