Santa Catarina que vive situação de emergência devido ao aumento de casos de dengue recebeu as primeiras doses da vacina na noite dessa quarta-feira (21). Segundo a SES (Secretaria de Estado da Saúde), chegaram 29.100 doses do imunizante, cujo destino e público-alvo já estão definidos.
Vacinas contra dengue vão para o Norte de SC
A secretaria informou que, devido ao baixo quantitativo de doses, seguirá a orientação do Ministério da Saúde, distribuindo essas primeiras doses para crianças de 10 e 11 anos de 13 municípios da região Norte catarinense, onde concentra a maioria das mortes por dengue no Estado.
“Devemos lembrar que o quantitativo de doses ainda é muito reduzido e apenas uma pequena parcela da população será contemplada. Então, devemos nos manter em alerta e vigilantes, na nossa casa, escola, ambiente de trabalho, eliminando locais que possam acumular água”, alertou a secretária de Saúde, Carmen Zanotto.
Distribuição aos municípios
A Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) ficará responsável por fazer a distribuição das vacinas aos 13 municípios contemplados (lista abaixo) ainda nesta quinta-feira (22).
A administração da vacina contra a dengue é realizada em um esquema de duas doses com um intervalo de 3 meses entre elas.
Joinville;
Araquari;
São Francisco do Sul;
Barra Velha;Garuva;
Balneário Barra do Sul;
Itapoá;
Jaraguá do Sul;
Guaramirim;
Schroeder;
Massaranduba;
São João do Itaperiú;
Corupá.
A vacinação tem como objetivo reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes da doença. Para tanto, é necessário alcançar a meta de 90% para o esquema completo da vacinação, ou seja, a proteção está vinculada à segunda dose que deve ser aplicada com intervalo de 90 dias entre elas.
Por ND+
Comments