• Caroline Sacardo

Defesa Civil confirma passagem de tornado em município do Oeste

A Defesa Civil confirmou que o município de Guatambu, no Oeste de Santa Catarina, registrou um tornado, por volta das 23h, da última segunda-feira (13). Conforme o órgão estadual, além de Guatambu, os municípios mais afetados com os fortes ventos foram Chapecó, Joaçaba, Concórdia e Itá.


Confira a nota enviada pela Defesa Civil


TORNADO EM GUATAMBU NA NOITE DO DIA 13/09/2021


Entre a noite de segunda-feira (13) e madrugada de terça-feira (14), a passagem de uma frente fria, combinada com o escoamento de umidade e presença de instabilidade provocaram tempestades severas no estado de Santa Catarina. Até o momento foram relatados eventos de granizo, chuva forte e rajadas intensas de vento e ocorrências como alagamentos e destelhamentos, principalmente nas regiões Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste. Os municípios mais afetados durante a noite e madrugada foram Itá, Concórdia, Joaçaba, Chapecó e Guatambu, onde foram registradas intensas rajadas de vento que ocasionaram destelhamentos e destruição de edificações. A Defesa Civil classificou o evento ocorrido em Guatambu, às 23h, como tornado.


Nas imagens de radar mostradas na Figura 1, é possível notar o deslocamento de uma supercélula, com características tornádicas, entre às 22h50min e 23h15min, sobre o município de Guatambu e vizinhanças. Em sua assinatura, a célula apresenta um gancho, notado no campo de refletividade (Figura 2a e 2b), bem como uma rotação, indicada pela pela presença de mesociclones no produto de Indicativo de Tempestade Severa (SWI) do Radar Meteorológico de Chapecó (Figura 2c e2d).




Fonte: Defesa Civil



16 visualizações0 comentário