top of page
  • Foto do escritorDifusora FM

Defesa Civil alerta para risco de ressaca, fortes rajadas de vento e baixas temperaturas em SC

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alertas para mar muito agitado com risco de ressaca, fortes rajadas de vento e temperaturas em queda para o Estado, entre esta segunda (13) e quarta-feira (15). Nesta segunda, uma frente fria segue se deslocando por todas as regiões de Santa Catarina, favorecendo chuvas pontualmente intensas e temporais, além do declínio das temperaturas.


A precipitação será mais intensa na região Sul, especialmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, onde a chuva tende a apresentar os maiores acumulados com risco moderado a alto para ocorrências associadas ao tempo.


O avanço de uma massa de ar frio provoca declínio das temperaturas ao longo da segunda (13) e da terça-feira (14) em Santa Catarina, com mínimas de 8°C a 14°C. Na manhã desta segunda, o ar frio adentra o Estado a partir do Extremo Oeste e, combinado à presença de instabilidades que mantém a chuva, avança em direção às demais regiões ao longo do dia.


Além disso, a atuação de um ciclone extratropical no mar, próximo à costa do Sul do Brasil, provoca fortes rajadas de vento entre a manhã da segunda (13) e a noite da terça-feira (14) nas áreas costeiras e serranas de Santa Catarina, aumentando ainda mais a sensação de frio. 


Em todo o Estado, as temperaturas mínimas serão registradas durante a noite na segunda-feira (13). Na terça-feira (14), um sistema de alta pressão avança por Santa Catarina com uma massa de ar frio e seco, derrubando ainda mais as temperaturas. 


Ventos e ressaca marítima


O vento sopra de noroeste passando a sudoeste, com intensidade fraca a moderada e com rajadas de 50 a 75 km/h, podendo superar estes valores. O risco é alto nas áreas em laranja do mapa (abaixo) e moderado nas áreas em amarelo para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.


Os ventos intensos e persistentes decorrentes da formação do ciclone extratropical e o avanço de um sistema de alta pressão atmosférica pelo interior do continente deixam o mar muito agitado e com risco de ressaca entre a segunda (13) e a quarta-feira (15) em todo o litoral catarinense.


São esperadas ondas de quadrante sul, com alturas entre 3,0 m e 3,5 m na costa e picos de até 4,0 m em alto mar, no Litoral Sul e Grande Florianópolis. No Litoral Norte, a altura das ondas varia entre 2,0 e 2,5 m, com picos de 3,0 m em alto mar, também de quadrante sul. O risco é alto para ocorrências como erosão costeira e perigo para atividades como esportes náuticos, navegação e pesca. A Defesa Civil também recomenda evitar esportes marítimos e banho de mar, caminhar ou pedalar na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia.

Por NSCTotal



13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page