• Caroline Sacardo

Covid-19: SC confirma dois casos de transmissão local da variante Delta

Dois casos de transmissão local da variante Delta da Covid-19 foram confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV). Os pacientes são dois catarinenses, que moram em Joinville e Balneário Piçarras, ambos sem histórico de deslocamento para fora de Santa Catarina.


De acordo com os resultados preliminares da investigação, o caso de Joinville é de um homem, de 55 anos, que evoluiu de forma grave e faleceu no dia 9 de julho. Já o caso de Balneário Piçarras é de um homem, de 69 anos, que teve um quadro gripal leve, sem necessidade de hospitalização.


Foto: Warley de Andrade/TV Brasil


As amostras foram selecionadas por meio da estratégia de vigilância genômica do SARS-CoV-2, que tem como objetivo monitorar as mutações e variantes que circulam em nosso estado, bem como compreender os padrões de dispersão e evolução do vírus durante a pandemia em curso e o possível impacto na epidemiologia da Covid-19.


O superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário, ressalta que acompanha com grande preocupação a identificação dos primeiros casos de transmissão autóctone da variante Delta no estado.


“Considerando a sua característica de ter uma capacidade de transmissão muito maior do que as variantes já identificadas, há um risco real de que, em breve, ela se torne dominante, podendo provocar uma interrupção na tendência de redução nos casos de Covid-19 em nosso Estado”, explica.

Macário ressalta ainda que as vacinas em uso no Brasil se mostram altamente eficazes na prevenção de casos graves, hospitalizações e mortes, mesmo em relação a variante Delta, mas que ainda não há uma cobertura vacinal elevada o suficiente que proporcione tranquilidade.


Fonte: ClicRDC

356 visualizações0 comentário