• Caroline Sacardo

Conta de luz em SC terá redução de mais de 20%, diz Celesc

Com ofim da tarifa extra de energia, anunciado nesta quarta-feira, 06, pelo presidente Jair Bolsonaro, a conta de luz em Santa Catarina terá redução de mais de 20%, segundo a Celesc. O preço mais baixo já estará na fatura do próximo mês dos consumidores.

Conforme o diretor de Regulação e Gestão de Energia da Celesc, Fábio Valentim da Silva, Santa Catarina possui a tarifa de energia elétrica mais baixa do país para o consumidor residencial, por isso a redução no estado será ainda maior que a nacional.

De acordo com a Celesc, para os consumidores residenciais e comerciais, será de 21% e para o consumidor rural 23%. Já para a indústria, a redução será ainda maior: 24%.

Tarifa extra

A tarifa extra foi aprovada em meio à crise hidrológica que afetou o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas do país em 2021. As usinas são a principal fonte geradora de energia elétrica no país. De acordo com o governo federal, foi a pior seca em 91 anos.

"Em 2021, o Brasil enfrentou a pior seca já registrada na história. Para garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica, o país utilizou todos os recursos disponíveis e o governo federal teve que tomar medidas excepcionais. Com o esforço dos órgãos do setor, o país conseguiu superar esse desafio, os reservatórios estão muito mais cheios que no ano passado e o risco de falta de energia foi totalmente afastado", diz a nota do MME, também reproduzida pelo presidente da República.

Fonte: NSC Total

6 visualizações0 comentário