top of page
  • Foto do escritorDifusora FM

Cobra mais venenosa do Brasil é encontrada em escola de Santa Catarina

A cobra foi vista por alunos e funcionários de uma escola municipal em Santa Catarina. A espécie foi recolhida pelo Corpo de Bombeiros. A trativa pelas cores chamativas: preto, vermelho e branco, as cobras corais verdadeiras são muito encontradas na América do Sul, inclusive na Floresta Amazônica. Considerada venenosa, sua toxina é uma das mais perigosas, podendo atingir o sistema nervoso, paralisia dos músculos como coração e diafragma.




Na manhã da última segunda-feira (24), alunos e funcionários da Escola Municipal Erwin

Prade, no bairro Pomeranos, que fica localizada no município de Itajaí, Santa Catarina, tomaram um baita susto após avistarem uma cobra da espécie coral verdadeira no pátio de uma escola.


Era por volta de 7h da manhã quando a espécie foi avistada. O Corpo de Bombeiros foi acionado apara atender a ocorrência e recolher o animal, que não chegou a ameaçar nenhum aluno ou profissional do colégio.


A serpente media cerca de 50 centímetros e foi solta na mata pelos socorristas. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz, a espécie tem um veneno neurotóxico potente, podendo bloquear o sistema neuromuscular, causando insuficiência respiratória, visão turva, dificuldades para deglutição e vômito. O tratamento em caso de picada pela espécie, deve ser realizado de forma imediata e realizada em hospital.

Perigosa, essa espécie costuma se esconder ao avistar humanos. De acordo com o Butantan, ela vive próxima de vegetação rasteira. Os especialistas dizem ainda que sua cor é para avisar os predadores de seu poder.

410 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page