top of page
  • Foto do escritorDifusora FM

Cidade do RS é arrasada por três enchentes em um ano: “A gente tinha uma história aqui”

Já é a terceira vez em um ano que Cruzeiro do Sul, no Vale do Rio Taquari, no Rio Grande do Sul, é arrasada por enchentes. Em 2023, o município já havia sofrido com a cheia. Já são ao menos oito mortes na cidade, segundo a Defesa Civil do Estado. As informações são do g1.


Em 2023, a cidade foi afetada em setembro e em novembro por enchentes. Partes da cidade estão sem água ou energia elétrica. Na principal via, a Rua do Comércio, as mercadorias que estavam dentro das lojas foram parar na calçada.

— Vou vir buscar roupa. A gente tem que agradecer as pessoas que estão nos dando comida e água. Agora, o que vai ser amanhã ou depois só Deus sabe — diz a faxineira Márcia Muller da Silva.


O pescador Marcos Ávila já se prepara para começar tudo de novo. Do que sobrou da casa antiga, só os tijolos antigos. Já a moradora Francieli Zwirtes foi buscar donativos nesta quarta-feira (8) pela primeira vez.

— A gente tinha uma história aqui. Mais de 15 anos. Cinco anos que a gente tinha construído a casa — conta.


Segundo o vice-prefeito da cidade, João Celso Fuhr, a estimativa é que 60% de Cruzeiro do Sul tenha sido atingido. Outros 30% “a gente tem que tirar de onde está e colocar em outro lugar”.

— O interior foi muito atingido por essas cheias agora. Os arroios transbordaram de um jeito que nunca aconteceu — conta.

Por NSCTotal




46 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page