O número de mortos na chuva histórica que atinge o Rio Grande do Sul chegou a 78, conforme o último relatório da Defesa Civil, divulgado às 18h deste domingo (5). Além disso, cinco óbitos estão em investigação e 105 pessoas continuam desaparecidas. As informações são do g1.
As fortes chuvas no Rio Grande do Sul começaram no dia 29 de abril. Ao todo, 341 dos 496 municípios do Rio Grande do Sul tiveram algum tipo de problema, afetando 844 mil pessoas. Segundo os meteorologistas, a catástrofe é resultado de pelo menos três fenômenos que afetam a região e foram agravados pelas mudanças no clima.
FAB usa drone para identificar pessoas ilhadas
Neste domingo (5), a Força Aérea Brasileira (FAB) passou a utilizar uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), um tipo de drone, para ajudar na localização e identificação de vítimas dos temporais.
A orientação da FAB é que, ao ouvir ou ver a aeronave, as pessoas em situação de risco devem sinalizar ou fazer marcas em alguma superfície para facilitar a identificação e o envio do apoio.
O modelo de drone utilizado é um RQ-900 Hermes, fabricado pela empresa israelense Elbit Systems (Foto: Agência Força Aérea ,Divulgação)
Manifestação do Papa Francisco
O Papa Francisco manifestou solidariedade ao Rio Grande do Sul durante a missa dominical no Vaticano neste domingo. Ele mencionou as vítimas e familiares das chuvas que ocorrem no Estado.
— Faço minhas preces à população do estado do Rio Grande do Sul no Brasil, afetada por uma grande inundação. Que o Senhor receba os que se foram e conforte os familiares e aqueles que tiveram que deixar suas casas — falou.
Por NSCTotal
Comments