As chuvas que causaram estragos em Santa Catarina nos últimos dias devem continuar afetando todo o Estado nesta terça-feira (16). Segundo a Defesa Civil, pode haver temporais com raios e rajadas de vento. O risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos e até queda de árvores.
O dia começa sob influência de uma frente fria que chega ao Estado pelo Extremo Oeste já na madrugada, e avança sentido litoral ao longo dia. Entre a tarde e a noite, pode haver temporais com raios e até rajadas de vento.
O vento, inclusive, com a passagem do sistema, muda de nordeste a noroeste para sul e sudoeste. Já o mar segue agitado entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, com ondas que podem chegar a picos de três metros.
Segundo a Defesa Civil, No Extremo Oeste e Oeste catarinense, o acumulado de chuva deve ficar entre 50 milímetros e 75 milímetros, podendo superar esses valores.
Previsão para esta terça-feira (16) (Foto: Reprodução, Defesa Civil)
Nas áreas em amarelo do mapa, regiões mais prejudicadas pelas chuvas dos últimos dias, são esperados volumes entre 20 milímetros e 40 milímetros, com pontuais que podem superar os 60 milímetros e ocorrer de forma intensa num curto período de tempo.
A passagem da frente fria também traz ventos de moderada a forte intensidade para o estado, com rajadas que devem variar entre 50 km/h e 60 km/h.
Como ficam as temperaturas em cada região
Extremo Oeste: Mínima de 17,6°C e máxima de 22,7°C.
Oeste: Mínima de 17,7°C e máxima de 25,1°C.
Meio-Oeste: Mínima de 16,4°C e máxima de 24,7°C.
Planalto Sul: Mínima de 15,6°C e máxima de 22,3°C.
Litoral Sul: Mínima de 18,3°C e máxima de 30,5°C.
Vale do Itajaí: Mínima de 17,5°C e máxima de 28,4°C.
Grande Florianópolis Serrana: Mínima de 18,1°C e máxima de 27,8°C.
Grande Florianópolis Litorânea: Mínima de 18,9°C e máxima de 28,5°C.
Planalto Norte: Mínima de 17,2°C e máxima de 26,0°C.
Litoral Norte: Mínima de 19,4°C e máxima de 29,6°C.
Quando para de chover
Na quarta-feira (17), o avanço de uma massa de ar seco por Santa Catarina estabiliza o tempo em todas as regiões e o sol volta a predominar em todo Estado. No entanto, as temperaturas começam a cair nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, com mínimas entre 12°C e 14°C.
Já nas demais áreas, do Grande Oeste aos Planaltos, as mínimas ficam entre 15°C e 18°C, enquanto o litoral ainda amanhece com temperaturas na casa dos 20°C.
O que mantém as temperaturas amenas é a presença de uma massa de ar mais frio, fazendo com que as temperaturas não passem dos 24°C na maior parte do Estado, exceto no Vale do Itajaí e no Litoral Sul, onde os termômetros podem marcar até 26°C. Segundo a Defesa Civil, há risco para ocorrências associadas às condições de tempo.
Por NSCTotal
Comments