• Caroline Sacardo

Certificado de vacinação contra Covid-19 pode ser emitido por aplicativo

Quem já tomou as duas doses de vacina contra a Covid-19 pode emitir o Certificado Nacional de Vacinação por meio de um aplicativo do Ministério da Saúde, chamado de “Conecte SUS”. Para baixar a ferramenta, basta acessar a loja de aplicativos do seu smartphone.

O certificado pode ser emitido somente pelo cidadão que estiver com o esquema vacinal primário completo, ou seja, depois de receber a segunda dose ou dose única do imunizante.

O comprovante de vacinação será útil para a participação de eventos, com a retomada gradual das atividades, conforme o avanço da imunização no país. Em Santa Catarina, um calendário para a retomada gradual e monitorada de shows e eventos já foi publicado pelo governo do estado.


De 1º a 31 de outubro fica permitida a realização de eventos com ocupação simultânea de até 60% da capacidade do ambiente;

De 1º a 30 de novembro, a ocupação desses espaços pode chegar a 70%;

De 1º a 31 de dezembro estarão permitidos eventos com 80% de público dentro do mesmo ambiente.

● As pistas de dança seguem fechadas. Novas portarias da Secretaria de Estado da Saúde serão publicadas em breve com as regras de funcionamento.

Uso de máscaras

Com 57% da população totalmente vacinada no estado, Santa Catarina também prevê desobrigar o uso de máscaras ao ar livre a partir de novembro. De acordo com André Motta Ribeiro, secretário estadual de saúde, a flexibilização deve começar a valer quando o estado alcançar 65% ou 70% de imunização completa, o que estima-se acontecer até a primeira quinzena de novembro.

54 visualizações0 comentário