• Caroline Sacardo

CASAN orienta moradores de Maravilha sobre ligação à rede de esgotamento sanitário

Equipes técnicas da CASAN começam na próxima semana a orientar a população atendida na primeira etapa do sistema de Esgotamento Sanitário de Maravilha. Os profissionais visitarão os imóveis, orientado os moradores para providenciarem a ligação à rede de coleta. As visitas ocorrem a partir do dia 22, segunda-feira.


A Estação de Tratamento que vai atender os moradores e a primeira etapa da rede foram implantados pela Prefeitura Municipal com recursos da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). A operação do sistema e ampliação da infraestrutura para novas regiões do município ficará sob responsabilidade da CASAN.


Cerca de 800 unidades consumidoras de Maravilha, entre residências e estabelecimentos, já estão tecnicamente aptas à conexão com o Sistema de Esgotamento Sanitário. São estas que receberão as orientações da Companhia.


As equipes também vão verificar as ligações, avisando aos moradores que a casa já pode ser ligada à rede. Será distribuído um folder elaborado pela CASAN, que ensina como ligar a residência à rede de esgoto.

Caixa de Inspeção


O primeiro passo para a conexão ao sistema é identificar se o imóvel possui a Caixa de Inspeção (C.I.) instalada na calçada. Se tiver, significa que a região está atendida pela primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário de Maravilha, e é necessário realizar a conexão do esgoto da residência nesta C.I.


Conhecendo as instalações sanitárias de sua casa (Fossa-séptica, filtro ou sumidouro), é preciso direcionar todo o esgoto, inclusive da saída da caixa de gordura, para uma caixa de passagem, que levará através de tubulação (sub-coletor) o esgoto até a C.I.


A CASAN alerta que depois de providenciar essa ligação, a fossa-séptica (ou filtrou sumidouro) deverá ser desativada, já que todo o esgoto gerado na casa deverá ser encaminhado diretamente para a C.I. Deve ser mantida somente a Caixa de Gordura, que continua sendo obrigatória. Esse processo tem um custo variado, que vai depender das instalações sanitárias de seu imóvel.

Fique Atento:

COMO FAZER A LIGAÇÃO:


Há um conjunto de orientações a serem seguidas e que podem ser visualizadas neste link. Você pode também acessar o folder digital que explica como fazer a conexão.

ÁGUA DA CHUVA NÃO É ESGOTO:


Água da chuva não é esgoto e não pode ser direcionado para a rede coletora, pois pode provocar diversos problemas, como extravasamentos nas ruas. Essa água deve ser encaminhada à rede de drenagem.

CAIXA DE GORDURA DEVE SER MANTIDA:


Antes de ser direcionado para a rede coletora, o esgoto de pias de cozinha e churrasqueiras deve passar por uma caixa de gordura, que retém esse resíduo para evitar o entupimento das tubulações.

DESATIVAÇÃO DA FOSSA:


Após direcionar o fluxo do sistema individual de esgoto para a Caixa de Inspeção (CI), a CASAN recomenda desativar e aterrar fossa e sumidouro, para evitar formação e acúmulo de gases. Um dos benefícios dos bairros que receberam rede é que os imóveis dessas áreas não precisarão mais acionar serviços Limpa-Fossa, como era recomendado.


Fonte: Casan

188 visualizações0 comentário