• Caroline Sacardo

Bebê faz sucesso ao nascer com o cabelo todo branco no RS

Condição provoca a ausência completa ou parcial de melanina, o que exige cuidados pelo resto da vida


O nascimento de bebê chamou atenção do município de Erval Grande, no Rio Grande do Sul, onde a família mora. O pequeno Lucas Valentim Martinelli veio ao mundo com o cabelo totalmente branco. A mãe Dirce Soares, de 30 anos, que tem outros três filhos com os cabelos pretos, disse que foi uma surpresa.


“Eu achei estranho quando o vi, aí depois a médica veio falar que ele seria albino, mas até então eu nunca tinha visto”, contou ela em uma entrevista.


O menino, que nasceu no dia 20 de abril, ficou famoso nesta semana depois que familiares publicaram suas fotos nas redes sociais.


Foto: Reprodução Facebook


Albinismo exige cuidados


A alteração genética que provoca a ausência completa ou parcial de pigmento na pele, cabelos e olhos é considerada rara, ocorre quando a pessoa recebe dois genes defeituosos, um de seu pai e outro de sua mãe. A incidência de albinismo no mundo é de cerca de 1 caso para cada 20.000 nascimentos, de acordo com estimativa da ONU.


A condição requer cuidado com o sol, pois além dos albinos serem mais sensíveis à luz forte, têm mais propensão a desenvolver câncer de pele.


De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, isso acontece porque o pigmento, além de ser responsável pela coloração da pele, tem a função de protegê-la contra a ação da radiação ultravioleta.


Os albinos também estão mais propensos a desencadear problemas visuais futuros, e por isso precisam de acompanhamento com um oftalmologista.


Tratamento não existe


Ainda de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, não existe, atualmente, nenhum tratamento especifico e efetivo para o albinismo. Porém, há estudos de engenharia genética em andamento, através dos quais se tenta promover o reparo das proteínas deficitárias nos genes, permitindo, assim, que a célula possa produzir a melanina.


Apesar da condição, Lucas nasceu saudável e já ganhou 1kg em um mês, agora está pesando 4.100 kg.

Foto: Reprodução Facebook


Fonte: Catraca Livre



151 visualizações0 comentário