• Caroline Sacardo

Auxílio Brasil começa a ser pago nesta sexta-feira

O governo federal inicia o pagamento do novo valor do Auxílio Brasil a partir desta sexta-feira, dia 10. Até o próximo dia 23, 14 milhões e meio de famílias que já estavam cadastradas vão receber R$ 400 que haviam sido prometidos pelo presidente Jair Bolsonaro. Para sacar, basta ter em mãos o mesmo cartão do antigo Bolsa Família.

O pagamento do Auxílio Brasil no valor de 400 reais foi garantido neste mês com a edição de uma Medida Provisória, no entanto, a promessa de um repasse retroativo a novembro não vingou. Em janeiro, o programa vai passar a ser custeado com recursos liberados com a promulgação fatiada da PEC dos Precatórios.

Os artigos do texto que foram aprovados na Câmara e no Senado já estão valendo, o que garante 60 bilhões de reais para o auxílio. Entre as alterações está a transformação do Auxílio Brasil em um programa permanente, além da obrigação de que o espaço orçamentário aberto pela PEC seja usado apenas em políticas sociais.

Muitos parlamentares temem, no entanto, que a Câmara não aprove as alterações, o que gerou muita tensão durante a sessão desta quarta-feira, dia 8. Com a promulgação, o governo espera ampliar a distribuição do benefício para 17 milhões de famílias em janeiro.


Fonte: OesteMais





148 visualizações0 comentário