• Caroline Sacardo

Autoridades ucranianas encontram 410 corpos de civis mortos na guerra

“Na verdade, isso é genocídio. A eliminação de toda a nação e de um povo”. O desabafo para a imprensa foi feito pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy após o anúncio da procuradora-geral da Ucrânia, Iryna Venediktova sobre a localização de 410 corpos de civis mortos em decorrência dos ataques da Rússia.


Segundo o comunicado, muitos cadáveres estavam espalhados pelas ruas da cidade de Bucha e nos arredores de Kiev e somente puderam ser resgatados após o recuo das tropas russas. Algumas pessoas morreram enquanto fugiam para abrigos e muitos já foram enterrados em valas comuns, devido ao estado dos corpos.



De acordo com o Human Rights Watch, grupo voltado à garantia dos direitos humanos, foram registrados vários casos de forças militares russas cometendo violações das leis de guerra, entre elas, o abuso de mulheres. Muitos civis foram encontrados com lenços brancos nas mãos em sinal de paz e vários foram amordaçados e mortos com tiros na cabeça. As imagens difundidas na imprensa internacional geraram muita revolta de vários países que podem se manifestar de forma mais direta contra a Rússia no começo da semana.

44 visualizações0 comentário